Uma discussão com base no livro A Falha Não é uma Opção.
Fonte da figura: http://www.komkraft.com.br/PT/servicos/analise.html
Dentro da gestão da manutenção industrial, a análise de falhas é uma abordagem básica e fundamental.
No livro "A Falha não é uma Opção", o autor José Wagner Braidotti Junior cita 10 fatores que levam à ocorrência de falhas. Abaixo é apresentada uma lista adaptada dos 10 fatores.
1) Manutenção conduzida de forma "reativa", com foco nas solução das ocorrências diárias.
2) Não é dado o devido valor à informação obtida na execução da manutenção e acompanhamento dos equipamentos.
3) Muitas atividades desnecessárias, sem o devido planejamento da manutenção.
4) Equipe de manutenção com a visão de que o objetivo é reparar os equipamentos, sem a visão de futuro e sem a noção da importância da manutenção para a lucratividade da empresa.
5) Gestão deficiente dos insumos (itens de reposição, materiais), mas diferentes etapas: especificação, avaliação de orçamentos, inspeção de recebimento, armazenagem.
6) Ausência de padrão na gestão dos serviços terceirizados de manutenção, seja na definição de indicadores de desempenho, ou na aplicação de remuneração variável pelo nível de serviço.
7) Falta de visibilidade do impacto dos custos da manutenção na sustentabilidade da empresa, não apenas dos custos imediatos mas também do impacto dos custos gerados pela falta de procedimentos adequados de manutenção preventiva.
8) Falta de integração entre operação e manutenção, ou não atuação de forma integrada na busca do melhor desempenho dos ativos.
9) A manutenção não participa de novos projetos, seja no desenvolvimento de produtos, seja nas mudanças e ampliações de equipamentos e estrutura da fábrica.
10) Inexistência de métricas bem definidas e consistentes, como foco nas necessidades atuais e futuras, alinhadas com os objetivos da organização.
E você, reconhece um ou mais fatores causadores de falhas acima citados em sua organização? E o que pode ser feito para melhorar? Comente!
Um abraço,
Paulo Manoel Dias
engpaulodias@yahoo.com.br
